Buscar
  • Rodrigo Azevedo

O melhor investimento EM você PARA 2019

Não, a frase do título não está invertida. Por mais que neste período do ano seja muito comum ler e ouvir muitos anúncios falando sobre o melhor investimento PARA você EM 2019, com o objetivo de desenhar um cenário econômico para este novo ano que se inicia, e assim, direcionar para as melhores aplicações financeiras dentro desta projeção, a ideia aqui não é essa, e é por isso que o “em” e o “para” trocaram de lugar.


Afinal, a primeira semana do ano já terminou, e você já decidiu como vai investir no seu crescimento pessoal e profissional neste ano?


Todo fim de ano tenho o costume de traçar algumas metas, dos mais diversos tipos, sem dúvida as que dou maior importância são aquelas que incentivam minha evolução como pessoa e como profissional, e que também exijam algum tipo de sacrifício para atingir, seja financeiro ou de outro tipo, afinal, desafios sempre me atraíram. No final de 2017 não foi diferente, e entre as metas para 2018, estava uma em especial, que era participar de um evento presencial por mês.


Eventos esses que poderiam ser cursos, palestras, workshops, eventos esportivos, ou seja, de qualquer assunto do meu interesse, não necessariamente ligados ao mercado financeiro, de preferência o mais diferente possível dos assuntos do meu dia a dia, e a única exigência era de que eu deveria me dedicar para conhecer novas pessoas.


Para criar, expandir e fortalecer sua rede de contatos, nada melhor do que sair da sua zona de conforto, pois se você faz dia após dia as mesmas atividades, nos mesmos locais e com as mesmas pessoas, o que de novo você esta absorvendo destas relações? Por exemplo, você almoça sempre com os mesmos colegas de trabalho? Ou ainda pior, prefere almoçar sozinho todos os dias? Observe o quanto de conhecimento e experiências você está deixando de lado diariamente.


E neste exemplo citado, não quer dizer que devemos almoçar cada dia da semana com uma pessoa diferente, o simples fato de trocar o restaurante ou convidar algum colega de outro setor para acompanhá-lo já possibilita uma grande oportunidade de conhecer algo novo.

Importante também citar, que muitas vezes é preciso pagar um valor muito alto para qualificar nossa rede, esse valor pode ser financeiro, ao investirmos em cursos, eventos ou viagens que tenham um custo alto, mas que segmentam o público e permitem uma intimidade maior com pessoas influentes. Ou não financeiro, como ter que ficar alguns dias longe de um filho, ter menos tempo para ver os amigos ou mesmo deixar algum hobby de lado por um tempo.


Voltando a minha meta do ano que passou, ela foi alcançada com sucesso, estive presente em pelo menos doze eventos e em todos eles conheci pelo menos uma nova pessoa. Entre estes eventos, escolhi três que ilustram um pouco do que abordei nos últimos parágrafos, para dividir com você.


O primeiro deles foi um evento na área de tecnologia, mais especificamente sobre startups, na cidade de Gramado - RS, que estive presente ao lado de um dos meus sócios. Foram três dias de palestras incríveis e conversas com especialistas em assuntos que eu tinha pouca ou nenhuma familiaridade, o que acabou nos ajudando muito a estruturar a Universo GT.


O segundo evento, foi na minha área de atuação, o Congresso Planejar 2018, em São Paulo, um evento destinado a planejadores financeiros com a certificação CFP e profissionais interessados em se atualizar nos mais diversos assuntos relacionados ao mercado financeiro. Apesar do nível das palestras e painéis ter sido altíssimo, o que se destacou foi a possibilidade de conhecer e trocar experiências com diferentes tipos de pessoas, desde aqueles que atuam no mesmo modelo de negócio que o meu, até sócios e economistas chefes das maiores casas de investimentos do país.


E para finalizar, o ponto alto do ano, que foi a Copa do Mundo da Rússia. Neste, minha ideia inicial era apenas acompanhar os jogos da Seleção Brasileira e conhecer um novo país ao lado de amigos, mas foi nele que eu vi que estar em um evento restrito, eleva muito o nível dos contatos adicionados à sua rede. Evento restrito, pois apenas cerca de 70.000 brasileiros estiveram na Rússia, isso representa menos de 0,05% da nossa população, e todos que estavam lá, possuíam uma história e experiências interessantes para dividir. Tive a oportunidade de me conectar com youtubers, digital influencers, executivos de alto escalão, empresários dos mais diversos setores, escritores best-seller e também com pessoas que estavam lá vendendo camisetas e bandeiras para pagar a estadia.


Enfim, foi no ano de 2018, através de uma meta de ano novo cumprida, que descobri o poder da rede de networking, na minha opinião, a maior e melhor ferramenta para nosso crescimento pessoal e profissional, e o maior patrimônio que podemos ter nos dias de hoje.


Por Rodrigo Azevedo


89 visualizações