Buscar
  • Fabiano Garcia de Borba

Mindset: transforme sua atitude mental em 2019

Atualizado: 3 de Jan de 2019


O ano é novo, mas e as suas atitudes? As mudanças não podem depender somente dos outros ou da sua própria sorte. A transição mental para que você atinja seus objetivos precisa iniciar com a sua programação mental.

A ciência pode ajudar você a fazer isso. Carol Dweck é professora na universidade de Stanford, uma doutora em psicologia que desenvolveu o conceito de Mindset, que ficou conhecido mundialmente depois que escreveu o livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, tendo mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos.

Mas qual a importância deste estudo na sua vida e na sua carreira? Existem muitos comportamentos que você acredita que fazem parte da sua personalidade, porém tenho que te informar que estes comportamentos podem ser gerados pelo tipo de mindset que você desenvolveu ao longo da sua vida.

Isso mesmo, nós somos responsáveis pela construção da nossa mentalidade, e acredite, você pode mudar esses comportamentos.

Isso é o que Carol Dweck descobriu após anos de pesquisa. Ela identificou 2 tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset progressivo. Posso assegurar pela minha vivência que após anos de leituras sobre esse conceito e vivenciando a experiência de desenvolver profissionais em sala de aula para uma grande empresa, ficou muito fácil identificar a grande diferença no comportamento das pessoas de acordo com cada mindset.

Pessoas que possuem o mindset fixo apresentam forte resistência à mudança. Isso faz com que tenham dificuldade em investir no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional sem que seja algo amplamente planejado para elas. Também acreditam que não possuem o controle da sua própria vida, vivem se lamentando e dando mais valor para as dificuldades do que para as oportunidades. É por isso que se escondem de novas possibilidades, com medo de falhar.

No perfil de mindset progressivo, as pessoas possuem um forte senso de responsabilidade, buscam mudanças e enfrentam dificuldades de forma planejada, já que sabem que será preciso se jogar em desafios para que seja possível realizar novas conquistas na vida. Isso porque querem deixar um legado que lembre sua personalidade e levar o máximo de pessoas junto com elas para o lugar mais alto que conseguirem chegar.

Tive a sorte de identificar muito cedo minha programação mental, cresci aprendendo que falhar era preciso para que um dia eu fosse capaz de conquistar algo e que não existe sucesso sem erros. É impossível conseguir realizar algo sem que você tenha que arriscar alguma coisa, a zona de conforto vai te fazer sentir dor e medo quando surgir alguma oportunidade que possa te tirar de lá, e isso não significa que você não tenha como mudar. Basta buscar a melhor maneira de reprogramar seu mindset.

Planeje, confie e acredite. Eu sei que você vai chegar onde merece!


Por Fabiano Garcia de Borba
252 visualizações1 comentário