Buscar
  • Fabiano Garcia de Borba

Mentoria Reversa

Atualizado: 19 de Mar de 2019

Em um mundo onde o tempo é cada vez menor e o tsunami de informação e novidades faz com que a busca por se manter atualizado seja cada vez mais fundamental, encontramos uma divergência, temos muita informação, mas pouco tempo para analisar. Pensando nisso, nasceram os programas de mentoria reversa, onde os diretores e CEOs compartilham de informações junto com os profissionais mais jovens.


É um programa de aprendizado mútuo, onde os mais jovens aprendem com os mais experientes, e os mais experientes absorvem aprendizado dos mais jovens. Cada vez mais, se manter atualizado e bem informado é necessário para conseguir, com qualidade, dirigir uma empresa. As mentorias reversas além de melhorar a comunicação e vivencia entre os funcionários, criar uma ligação entre cargos altos e baixos, também ajudam os gestores a terem informações importantes para liderar. Saber as necessidades de seus funcionários, qual fatores podem contribuir para um melhor processo em suas tarefas e como se comunicar com eles, pode ser crucial para a qualidade do trabalho na instituição.


A mentoria reversa também pode atrair e conquistar novos talentos para a empresa, dando mais espaço e voz para os funcionários iniciantes, se dá também para eles mais confiança e animo para suas tarefas. Assim também esses jovens profissionais, ajudam os seus gestores e profissionais com cargos mais elevados a abrirem seus horizontes para o cenário atual, compartilhando informações novas e insights que podem ser muito atrativos para a instituição.


Na sociedade atual se manter atualizado é de extrema importância para todas as funções, as novidades e informações chegam aos montes e muitas vezes não temos o tempo e a visão para saber filtra-las. Assim a mentoria reversa pode trazer grandes vantagens para as empresas, onde a informação e experiência compartilhada entre jovens profissionais e profissionais mais experientes pode ensinar ambos a saber filtrar cada informação da melhor maneira possível e assim trazer uma maior qualidade no ambiente de trabalho e em suas tarefas.


Por Fabiano Garcia de Borba




103 visualizações